Saiba como aumentar a segurança em sua empresa

Saiba como aumentar a segurança em sua empresa

12 de Julho de 2019 0 Por Afonso da Silva E

IDS e IPS, duas tecnologias que complementam a segurança de uma rede interna, junto com o Firewall essas duas tecnologias podem reduzir drasticamente os problemas que uma empresa sofre com ataques.

O IDS – Intrusion detection system ou no português – Sistema de Detecção de intrusos – é uma ferramenta responsável por detectar situações anômalas em uma rede, o IDS pode ser aplicado de duas maneiras: Fazendo o monitoramento na Rede (NIDS) ou em cada dispositivo final – PC, Smartphone e Servidores – (HIDS).

Independente da forma que for configurado o IDS tem como objetivo identificar ataques, varreduras ou acessos perigosos para a integridade da rede, assim ele armazena essas informações em um log e dependendo de sua configuração ele pode: apenas armazenar para ser verificado futuramente, alertar imediatamente um responsável ou repassar para que o IPS trate a informação.

Já o IPS – Intrusion protection system ou no português – Sistema de proteção de intrusos – é responsável pelo tratamento do que é repassado pelo IDS, então ele que é o responsável por bloquear o atacante, impedir acesso aquele site malicioso, cancelar o download, entre outras possibilidades. Para que o IPS faça isso ele precisa do auxilio de um Firewall, assim a tríplice é formada e sua segurança de rede já é muito superior a outras empresas, IDS + IPS + Firewall.

E aí, gostou da matéria?
Entre em contato conosco: contato@leveltwo.com.bt