Como evitar golpes por telefone?

Como evitar golpes por telefone?

20 de Março de 2020 0 Por Afonso da Silva E

Atualmente quando ouvimos falar em algum tipo de invasão digital em uma empresa logo já vem a cabeça a imagem de um hacker que infectou algum computador com vírus ou descobriu alguma senha de sistema, contudo oque a maioria das pessoas não sabem é que muitas invasões ocorrem através da Engenharia Social.

A Engenharia Social é uma técnica muito utilizada através de e-mails, mensagens, pessoalmente ou por ligações. Esse tipo de ataque por telefone pode causar diversos problemas a uma empresa, de roubo de informações até invasões de sistemas por inteiro. Um criminoso entra em contato com algum colaborador da empresa via telefone e através de algumas técnicas tenta obter informações sensíveis…

Se passar pelo chefe da empresa, por algum cliente importante ou até mesmo familiar de algum colaborador. Para evitar este tipo de ataque é recomendado que os colaboradores passem por um treinamento de conscientização de segurança da informação, mas aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

Dica 01: Ao receber uma ligação da empresa X que pareça suspeito, peça um momento, e entre em contato com a empresa X perguntando se a mesma fez algum tipo de contato.

Dica 02: Ao receber alguma instrução muito objetiva, como por exemplo passar uma senha, um e-mail ou fazer o download em algum link, entre em contato com algum profissional de segurança ou tecnologia de sua empresa e verifique com ele se as informações não são sensíveis para serem passadas.

Dica 03: Desligue o telefone ao perceber algum tipo de golpe…Como quando alguém te liga, solicitando a confirmação de seu nome e demais dados sem confirmar quem ela é. Desligue na hora e de preferência bloqueie o número.